Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) com tese sobre o educar pela pesquisa na formação de professores de Ciências, mestrado pela mesma instituição sobre as concepções epistemológicas de professores de Ciências (1996), graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação Química pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1990), bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande, atuando como professora do curso de Química - Licenciatura e nos programas de pós Graduação em Educação Ambiental e Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. É professora colaboradora da University of Minnesota no College of Education como supervisora de estágios na formação de professores. Possui experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores educadores ambientais e professores de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educar pela pesquisa, formação de professores, educação ambiental, educação química, educação em ciências, experimentação em sala de aula. A linha de pesquisa em que atua é formação de professores e pesquisa, a ambientaliação de professores na articulação entre a formação de professores e o desenvolvimento curricular. Atualmente coordena o Programa de Incentivo a Docência da Universidade Federal do Rio Grande.