Permanentes
- Detalhes
Dra. Mauren Porciúncula é professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Foi fundadora do Núcleo de Educação Estatística - NEE, implantado no Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF, onde atua com Ensino de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão em Educação Estatística. É Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística - EduEst - FURG/CNPq desde a criação (2010) até hoje. Idealizou e implantou (2018) o Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística - MoSaiCoEdu. É criadora e responsável pelo Laboratório de Estudos Cognitivos e Tecnologias na Educação Estatística - LabEst. Foi idealizadora (2011) e desde então coordenadora do Programa de Extensão Letramento Multimídia Estatístico - LeME, ganhador do Best Cooperative Project Award, da International Association for Statistical Education - IASE/ISI(2019). Idealizou e implantou a Sala da Aprendizagem da Estatística - SalAEst, finalista do prêmio Murilo Marques da Fundação Carlos Chagas (2017). Foi proponente do Projeto (2010) e é tutora do PET Conexões de Saberes Estatísticos - SabEst. Coordenadora da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP/RS-05. Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática (2014-2018). Foi vice-coordenadora (2014-2017) e atua como membro do Grupo de Trabalho de Educação Estatística - GT-12, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. É membro da Associação Brasileira de Educação Estatística - ABE, da Red Latinoamericana de Investigación en Educación Estadística - RELIEE e da International Association for Statistical Education - IASE. É Country Coordinator do International Statistical Literacy Project - ISLP no Brasil desde 2015. Editora da Educação Matemática em Revista SBEM-RS (1518-8221).
Citações: PORCIÚNCULA, Mauren
- Detalhes
João Alberto da Silva
FURG
João Alberto da Silva é pedagogo e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou doutorado-sanduíche na Universidade de Genebra. Publicou 13 artigos em periódicos especializados. Temi 5 livros editados e 4 capítulos em obra coletiva.Tem trabalhos de tradução de artigos do francês para português. Consultor do MEC/INEP para avaliação de cursos graduação. É Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, vinculado ao Instituto de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. É líder do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (CNPq/FURG) e coordena projeto referente ao Observatório Nacional da Educação, financiado pela CAPES e INEP.
- Detalhes
Possui graduação em Pedagogia (UFSM), mestrado em Educação (UFSM) e doutorado em Educação (PUC/RS). Atualmente, professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande. Integra o Núcleo de estudos em Epistemologia e Educação em Ciências e o Grupo de Pesquisa em Linguagem, Cultura e Educação. Professora permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Possui experiência na área educacional, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Educação Superior, gestão educacional, epistemologia e ensino de ciências e formação docente.
- Detalhes
Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Pelotas (2000), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Trabalhou como professor assistente da Universidade Federal de Pelotas, lotado na Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul, atuando junto ao curso de Geofísica. Atualmente trabalha como professor adjunto na Universidade Federal do Rio Grande, onde atua no Departamento de Física. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Fenomenologia de Partículas em Altas Energias, atuando principalmente nos seguintes temas: cromodinâmica quântica perturbativa, produção de charm aberto e quarkonium, perda de energia e atenuação de jatos em colisões de íons pesados e assinaturas da formação do Plasma de Quarks e Glúons.
- Detalhes
Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (1987). É especialista em Matemática (1997) e em Matemática Aplicada (1997) pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande, na área de Álgebra, Análise e Matemática Discreta do Instituto de Matemática, Estatística e Física. Sua área de pesquisa é otimização, teoria de grafos e pesquisa operacional.
- Detalhes
Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande. Professora Adjunta da Escola de Química e Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da FURG. Coordenadora do curso de Química Licenciatura da FURG. Coordenadora do subprojeto PIBID/Química da FURG. Atua na área de formação de professores de Química/Ciências, ensino de Química, experimentação investigativa, pesquisa narrativa, dentre outras.
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4292721P7
- Detalhes
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2003) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Atualmente é professora titular e pesquisadora do Instituto de Educação e dos Programas de Pós-graduação em Educação Ambiental e Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciências Humanas, Formação de Professores, Educação Ambiental, Epistemologia, Currículo e Pesquisa. É editora da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interinstitucional Cultura, Subjetividade Políticas de Formação.
- Detalhes
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) com tese sobre o educar pela pesquisa na formação de professores de Ciências, mestrado pela mesma instituição sobre as concepções epistemológicas de professores de Ciências (1996), graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação Química pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1990), bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande, atuando como professora do curso de Química - Licenciatura e nos programas de pós Graduação em Educação Ambiental e Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. É professora colaboradora da University of Minnesota no College of Education como supervisora de estágios na formação de professores. Possui experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores educadores ambientais e professores de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educar pela pesquisa, formação de professores, educação ambiental, educação química, educação em ciências, experimentação em sala de aula. A linha de pesquisa em que atua é formação de professores e pesquisa, a ambientaliação de professores na articulação entre a formação de professores e o desenvolvimento curricular. Atualmente coordena o Programa de Incentivo a Docência da Universidade Federal do Rio Grande.
- Detalhes
Bolsista de Produtividade do CNPq em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, possuindo graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Informática e Telecomunicações - Centre National de la Recherche Scientifique (2000). Desde 1992 é professora associada da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Possui experiência na área de Engenharia da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial e Robótica, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas multi-robôs, robótica subaquática, visão robótica, teleoperação e ambientes virtuais e sistemas supervisórios para automação.
- Detalhes
Pedagoga, com Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e o Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Assistente da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, lotada no Instituto de Educação. Desenvolve e orienta projetos de pesquisa na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Educação a Distância e Tecnologias Digitais no curso de Pós Graduação em Educação Ambiental e no Curso de Pós-Graduação Educação em Ciências.
Página 2 de 3